10 Dicas para saber se alguém está mentindo, estilo Lie to Me

15 07 2010
http://gerentebeminformado.blogspot.com

Agora o blog está em outro endereço (http://gerentebeminformado.blogspot.com/) com novo layout e novas notícias. Clique na imagem abaixo, veja este post e nos acompanhe.

Anúncios

Ações

Information

15 responses

15 07 2010
Daniel Filipe

Post fantástico. Para contribuir um pouco aqui:
O movimento dos olhos funcionam como um sinalizador de atividade cerebral. Cada movimento ocular involuntário descreve quais partes do cérebro estão funcionando e assim fica simples saber quando alguém mente:
Movimento oculares:
Acima do plano horizontal: Campo das imagens. Caso esteja voltado para a direita da pessoa significa construção de imagem (imaginação). Para a esquerda significa uma imagem recordada.
No plano horizontal: Campo auditivo. Para a direita significa construção auditiva. Para a esquerda, recordação.
Abaixo do plano horizontal: Para a direita: Cinestesia, sensações corpóreas. Para a esquerda: Diálogo interno.
Atenção: 5% das pessoas possuem este padrão invertido, ou seja, a parte de criação pode ficar na esquerda e recordação na direita, a cinestesia e o diálogo interno também são invertidos. Para saber você precisa “calibrar” a pessoa. Preste atenção durante suas conversas informais com esta pessoa e discretamente vá verificando. Ex: Ao pedir que se recorde de uma imagem automaticamente os olhos se moveram para direção correta. Valide inúmeras vezes antes de concluir estes movimentos. Matenha a pessoa sempre relaxada e assim ela te entregará a resposta. O stress pode fazer com que ela simplesmente ignore o que vem de você dificultando o acesso a memória ou a criação.

15 07 2010
Gerente Neanderthal « Gerente Bem Informado

[…] « 10 Dicas para saber se alguém está mentindo, estilo Lie to Me […]

17 07 2010
Raphael

Brother você já assistiu Lie to me? Já seu sobre as micro-expressões? Já leu sobre o Paul Ekman?

Seu post já começa com um grave erro. Na série o personagem do Carl afirma que o mentiroso tende a manter o contato visual, pois precisa perceber se o outro está caindo na sua mentira.

Se você acredita que o mentiroso não mantem contato visual ou leu em algum lugar isso, tudo bem. Mas associar essa idéia ao Lie to me é errado, pois afirmam justamente o contrário.

Espero que minha crítica seja bem compreendida.

obs: parei de ler na primeira afirmação, nem vi o resto para ver se tinham outros furos.

16 03 2011
Polly

Rafael
ás vezes eu reconheço quando alguem esta mentindo atraves do olhar e tom de voz(respiração ofegante)…1ª coisa que o mentiroso faz é desviar o olhar quando algo lhe é perguntado e volta o olhar para responder, nesse momento você percebe que ele buscar uma saída…ele pode está com a resposta na ponta da lingua…em pergunto na ordem inversa e ai o mentiroso cai na propria armadilha…
se isso nao der certo tente “delicadamente segurar a mão ou se apoiar fingindo que um abraço, ou arrumar o sapato ” assim você consegui penceber uma leve tensão vindo da pessoa e bingo …

17 07 2010
Anônimo

Raphael, mas no post fala o seguinte:
Nível avançado: Muitas vezes os mentirosos treinados conseguem manter o olhar na nossa direção e acham que estão protegidos dessa forma. Entretanto são traidos por um piscar de olhos mais demorado no momento da mentira. Caso você perceba isso repita a pergunta e confirme se acontece de novo.

Não é isso que o Carl do Lie do Me faz??

17 07 2010
ricraf

Gostei bastante do POST. Até anotei algumas coisas para testar quando tiver oportunidade. Tive uma relação muito ruim em que testei o contato visual, na maioria das vezes o olhar era desviado ou falava-se como se estivesse prestando atenção a outra coisa, tv, computador, etc. Mas uma vez testei, já tendo descoberto os detalhes da mentira por outra fonte, joguei alto e obtive a mentira com olhos nos olhos e para o meu prazer depois joguei a verdade que eu sabia e foi lindo ver a pessoa engasgando e dando uma desculpa para não falar que era falta de caráter! Também acho que algumas pessoas quando mentem tendem a virar agressivas, várias vezes testei isso e acho que também é uma coisa bastante usada. A pessoa fala num tom agressivo e te desafiando que vc acaba se achando um idiota e desiste da investigação. vlw! assinei seu blog!

17 07 2010
horadoleilão

muito boa a matéria. Blog está de parabens,

abs,

Mauricio
Hora do Leilão
http://www.horadoleilao.com.br

18 07 2010
Sinais de que uma pessoa está mentindo « Blog do Tony Ramos

[…] Artigo muito interessante publicado em gerentebeminformado: […]

19 07 2010
Jonilson Fraga

Otima matéria. Também acompanho a série Lie to Me.

Fantástico.

19 07 2010
hsplus

Vários erros no sentido de captação de mentias, todos os aspectos citados são medidas usadas em interrogatórios de polícia de décadas atrás, apoiados por supostos “cientistas” que tinham certeza que descobriram a forma para identificar as mentiras.

Como no lie to me, identificar pessoas que mentem, é sempre complicado, e os aspectos citados na sua matérias estão muito equivocados:

1 – algumas pessoas consideram rude entrar em contato visual com outras, as vezes se sentem desconfortáveis, adicione isso ao tom deu m interrogatório ou perguntas que o coloque sob pressão e você terá um mentiroso de mentira

2 – frases assim geralmente são do costume da pessoa, e não as usam apenas quando querem mentir, e sim no dia a dia normalmente, logo, se esta pessoa se utiliza de frases desta maneira corriqueiramente, esqueça, você não sera capaz de identificar nada, e ainda por cima corre o risco de criar um caso por algo que você interpretou erroneamente

3 – Já viu um italiano conversando? todos eles gesticulam, e muitas pessoas também, e novamente aqui entra o bom senso, vc esta encurralando a pessoa, e a pressionando a contar algo que talvez não tenha ocorrido, com o nervosismo e a pressão sobre ela, talvez aumente o numero de gestos

4 – detalhes demais, não são sinais de mentira, acho que essa é uma máxima muito antiquada a ser disposta, uma pessoa pode criar detalhes fictícios, ou realmente se lembrar de tudo o que aconteceu, não há como diferenciar, a menos que vc repasse os detalhes milhares de vezes e encontre as discrepâncias

5 – microexpressão, boa sorte tentando encontrar aquela que afeta a pessoa que esta mentindo…

6 – sinais de desconforto???? seu chefe já te perguntou com uma cara de poucos amigos onde vc estava q chegou 30 minutos atrasado? acredite, o nervosismo pesa, e perguntar de forma agressiva não ajuda em nada

7 -alteração vocal… quem mente, de verdade, consegue se controlar perfeitamente, e o tom da voz é uma das coisas mais simples de faze-lo, qualquer mentiroso consegue realizar tal feito, experimente, é fácil…

8 – pessoa sem reação? novamente no chefe, quando vc estava tentando explicar pro seu chefe que seu carro quebrou ou sua gasolina acabou no meio do caminho, você estava saltitando?

10 – mudar de assunto repentinamente afeta as pessoas, ou você acha que é simples acompanhar uma conversa e no meio de uma frase mudar para um assunto totalmente diferente?

Quando alguém impõe sobre outra pessoa a pressão de um interrogatório, com milhares de perguntas, querendo saber cada detalhe, e de uma forma agressiva ou passivo-agressiva, fica difícil lembrar-se de todos os detalhes, lidar com as perguntas, e tentar de maneira coerente organizar suas memórias, o cerébro retém grande parte das memórias em “off”, ou seja, elas só serão trazidas da tona depois de alguns momentos de reflexão e não instantaneamente, e outras memórias são “esvaziadas” são aquelas que entendemos que não há relevância.
Tentar identificar mentiras desta maneira que você apresenta é um exercício fútil que levarão algumas pessoas a cometerem muitos erros, especialmente os que dão credibilidade demais a argumentos encontrados na internet

você deveria realizar melhor o que posta e o alcance disso na internet, coisas assim não são brincadeira, pessoas que percebem mentiras de outras geralmente as conhecem, conhecem seus hábitos e vícios, não é algo que se pode fazer em poucos minutos.

Na série, é retratado uma personagem fictícia que é um super dotado em tais artes, nao significa que qualquer pessoa pode fazer aquilo, somos seres limitados e muitas vezes desconfiados, essa matéria se aproveita de ambos para criar um escape para as pessoas, mostrando um caminho erroneo que levará alguns a erros que eles acabarão se arrependendo.

Seja mais criterioso nos seus artigos e pesquise antes de postá-los
o mundo já esta idiota o bastante graças a pessoas que se aproveitam da ignorância de outras para inserir-lhes falso conhecimento…

16 03 2011
Natalia

Só um pergunta como vc sabe tanto sobre o assunto? cansou de ler varios arquivos futeis? ou é especialista nisso? pelo modo que se “expressou senti um leve sentimento de superioridade… desculpe a minha intenção não é ofender… quero saber mais sobre o assunto vindo do seu ponto de vista, se não for inconveniente.Gostei do modo que você se expressou.

19 07 2010
10 Dicas para saber se alguém está mentindo, estilo Lie to Me (via Gerente Bem Informado) « Ideando

[…] 19 19UTC julho 19UTC 2010 por Albert Takahashi Deixe um comentário Quando alguém mente isso causa um desconforto no cérebro que tem de trabalhar feito louco pra enconbrir as suas mentiras. A razão disso é que ao invés de simplesmente acessar sua memória e trazer os fatos para o seu discurso ele precisa da ajuda de várias áreas não ligadas a linguagem ou memória para montar, treinar, aceitar, produzir, enfeitar e ainda definir o que o resto do corpo tem de fa … Read More […]

22 07 2010
30 07 2010
Fer

Pessoas que não conheço muito bem me deixam nervosa quando tenho que ouvir ou falar com elas. Começo a tocar o rosto, torcer o cabelo, colocar cabelo atrás da orelha, parece que as palavras fogem e ninguém entende o que eu falo, fico bem nervosa. Mas muito geralmente é verdade o que eu digo, queria poder controlar esse nervosismo, essa timidez exagerada, seria chato acharem que estou mentindo sempre.

16 03 2011
Natalia

ficamos nervosos pelo simples fato que quero convence-las,mas precisamos de muitos argumentos para isso.E outro fato é que quando tentamos uma conversa visual,parece que os olhos delas nos interrogam de certa forma isso é verdade…mas nem sempre fugir de um olhar significa mentira,e tom de voz … muitos principalmente os homens sabem o truque perfeitamente…




%d blogueiros gostam disto: